O artista internacionalmente reconhecido Olafur Eliasson inaugurou sua mais recente instalação de arte pública em Doha, no Qatar. A instalação, chamada “Shadows Traveling on the Sea of the Day” (Sombras viajando no mar do dia), pode ser acessada mergulhando pela paisagem acidentada do deserto ao norte de Doha, passando pelo Forte Zubarah e pela vila de Ain Mohammed. A obra de arte é visível de longe, mas a experiência é melhor quando visitada — e suas sombras recompensam a jornada.
Os vastos planos arenosos pontilhados com traços de animais, plantas do deserto e formações rochosas se expandem por quilômetros ao redor da instalação, incentivando os espectadores a entrar em contato consigo mesmos e com o ambiente. Ao olhar para cima, o teto equipado com grandes espelhos reflete o solo arenoso. O artista quer que os espectadores percebam que quando olham para cima, na verdade olham para baixo. É um convite para os viajantes contemplarem sua conexão com o solo.
Os espelhos também refletem seus suportes semicirculares, completando-os em círculos perfeitos. O teto interligados reflete um emaranhado de paisagem, esculturas e visitantes. “Shadows Traveling on the Sea of the Day” celebra tudo o que a envolve, tanto a paisagem natural como a esfera cultural.
De acordo com Olafur Eliasson, a obra também pode ser vista como um canal de diálogo e de escuta, sendo ele estrangeiro e europeu em um contexto como o do Catar. Ele expressou esperança de que colaborações criativas como essa possam fornecer “meios produtivos para nos conhecermos em comunidades e culturas, agora e a longo prazo”. A obra de arte visa também sensibilizar os visitantes para a beleza e complexidade do ambiente envolvente, contribuindo assim para a sensibilização para a emergência climática.
Quando se trata de responder a algo como a emergência climática, a arte, ao contrário do ativismo, costuma ser lenta e tortuosa. Ela oferece espaços multicamadas de admiração, questionamento e reflexão crítica. No entanto, acho que a arte ajuda muitas pessoas ao redor do mundo a evocar perspectivas alternativas e a imaginar novas narrativas de como podemos coexistir com sucesso na Terra de uma maneira mais sustentável “Shadows Traveling on the Sea of the Day” proporcionará, espero eu, um espaço para os visitantes se ressincronizarem com o planeta, e poderá estimular conversas sobre ação climática em escala local. - Olafur Eliasson.
Recentemente, o Studio Other Spaces, fundado por Olafur Eliasson e pelo arquiteto Sebastian Behmann, inaugurou seu pavilhão de degustação de vinhos feito para The Donum Estate, produtor da Califórnia. Olafur Eliasson também fez parceria com a Scribit, empresa derivada de Carlo Ratti Associati, para desenhar uma ilustração da trajetória solar em milhares de casas usando o robô write&erase Scribit como um plotter vertical inteligente que cria ilustrações baseadas em gráficos da trajetória solar.